segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uruguai reúne legisladoras para discutir igualdade de gênero


Sob o lema “Igualdade de gênero nos Parlamentos da América Latina e do Caribe”, legisladoras de 13 países começam nesta quarta-feira (4) no Palácio Legislativo do Uruguai um encontro regional previsto para 6 de maio.

Nesta seção de abertura participarão o vice-presidente uruguaio, Danilo Astori, a coordenadora das Nações Unidas no Uruguai, Susan McDade e integrantes da bancada Bicameral Feminina, entre outros funcionários.

Como abertura da sessão, os organizadores exibirão o documento “Mulheres parlamentares: da inclusão a igualdade, políticas que tranformam”. Depois disso, haverá um painel de conferências com quatro apresentações de deputadas do México, Colêmbia, Costa Rica e da sede, sobre as experiências nesse terreno em suas respectivas nações.

Os temas abordados serão os avanços legislativos no caso da violência contra mulheres, “A experiência do México, por Teresa Incháustegui”, e “O cuidado, uma responsabilidade de todas e todos”. Para falar sobre a experiência da Colômbia, se apresentará Gloria Stella Diaz.

Após as apresentações do primeiro dia, virão na sequência: “Das cotas à igualdade”. “Os avanços da Costa Rica”, com a presença de Ileana Brenes, “A articulação de mulheres parlamentares” e “Resultados da Bancada Bicameral Feminina uruguaia”, por Mônica Xavier.

A programação desta quarta-feira será aberta a todo o público na sede do Parlamento, e os demais dias do evento, a partir de amanhã, contarão com mesas de discussão com a assistência de cerca de 30 legisladoras.

A Assembleia Geral do Uruguai conta com 19 mulheres parlamentares, 12 parlamentares da Frente Ampla, três pelo Partido Nacional e quatro do Partido Colorado. O país é sede, pela segunda vez, de um intercâmbio de estratégias que impulsionam as bancadas femininas com o objetivo de promover políticas que transformam, segundo a divisa da reunião. O último encontro ocorreu em 2008.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário